01/12/2014

Não perder o trem

No filme "Trem noturno para Lisboa" um professor universitário (o ator inglês Jeremy Irons) tomou o trem que mudou a sua vida; ele reconheceu uma oportunidade única e não desperdiçou. O trem já estava partindo, ele não teve muito tempo para pensar (quais seriam as consequências?); ou decidia imediatamente ou perderia o trem. Nesta situações prevalece o pensamento intuitivo sobre o pensamento lógico. A intuição é nada mais que o acúmulo de muita experiência, uma forma de conhecimento que fica armazenada na nossa memória, no nosso subconsciente.
O pregão de hoje foi caracterizado por um longo movimento de baixa, uma "perna" de mais de 2.000 pontos. O índice abriu com GAP de baixa, reagiu e deu a impressão que "fecharia o GAP", porém encontrou a resistência da nuvem Ichimoku e rompeu abaixo das médias e da própria nuvem. Após o rompimento da nuvem, o recomendado é aguardar um "pullback" antes de abrir uma posição na venda. Mas o "pullback" não aconteceu e o índice "foi embora", ladeira abaixo.
A forte defesa da resistência representada pela nuvem foi o principal sinal de venda. Esperar o cruzamento da Tenkan abaixo da Kijun pode ser tarde demais, você pode "perder o trem". Nem sempre é possível esperar uma harmonia perfeita entre os diversos sinais do Ichimoku, "o mundo (e o "trading") é imperfeito". Se esperarmos a situação ideal podemos perder uma grande oportunidade. Com a prática aprendemos a reconhecer padrões "incompletos" e tomar decisões rápidas, evitando assim o desperdício de grandes oportunidades, como a que ocorreu no pregão de hoje.
Declaração do Analista de Valores Mobiliários
Nos termos do art. 17 da ICVM 483, Eduardo Matsura, responsável pela elaboração deste relatório, declara que as recomendações contidas neste refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma.Aviso As indicações de compra ou venda são o resultado de uma avaliação subjetiva. O investidor deve tomar as suas próprias decisões de acordo com o seu perfil de risco e assumir toda a responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário