31/01/2015

A raposa, o "flâneur" e o "trader"

Você é uma raposa ou um "hedgehog" (ouriço do mato)? As características de cada animal são estereótipos de duas formas de pensar e agir muito diferentes e que influenciam diretamente no aprendizado e na prática do "trading". A raposa é multidisciplinar e adaptativa (usa várias idéias em paralelo ou descobre uma nova ideia quando as outras não funcionam), é autocrítica (aceita os erros e se adapta ou muda em função dos resultados), tolera a complexidade (evita a ilusão da simplificação), é cautelosa (respeita as probabilidades, nada é certo) e empírica (os dados observados tem prioridade em relação à teoria). O "hedgehog" é especializado (segue uma grande ideia e despreza as demais), é determinado e perseverante (os novos dados servem para reforçar o modelo original), busca a ordem e a coerência, é confiante (raramente protege a sua posição) e dogmático (as regras devem ser respeitadas independente das circunstâncias). Apesar dos pró e contra de cada um, as características da raposa são mais adequadas para a atividade de "trading". O mercado é dinâmico e o movimento do preço não segue regras pré-estabelecidas. Neste contexto é melhor ter a mente aberta, capaz de se adaptar a cada nova situação; a pior atitude é ser dogmático e dependente das regras gerais definidas pela teoria.
O termo "flâneur" vem do verbo francês "flâner", que significa "passear". Charles Baudelaire desenvolveu um significado para flâneur de "uma pessoa que anda pela cidade a fim de experimentá-la" (1860). Ao contrário do turista moderno, cujo passeio é rigorosamente planejado e "otimizado" nos mínimos detalhes, o flâneur nunca sabe o que vai ver, aonde vai parar. Ele perambula sem destino pela cidade e faz as suas escolhas conforme o que vê e acontece em cada esquina; a cada momento ele tem a liberdade de optar (e não a obrigação!) pelas experiências e oportunidades que a cidade oferece. O aprendizado e a prática do "trading" devem ter o espírito do "flâneur", pois assim como as grandes cidades, o mercado é dinâmico e imprevisível. Temos que aprender a nos beneficiar desta imprevisibilidade e saber escolher as diferentes opções que ela oferece.

A partir do próximo sábado (7 de fevereiro) este blog vai apresentar uma nova proposta de aprendizado, em especial para o "daytrader" do mini-índice. Baseado no espírito da raposa e do "flâneur", o "trader" poderá exercitar semanalmente, uma ampla diversidade de experiências oferecidas pelo mercado, e assim alavancar o desenvolvimento das suas habilidades de "trader". Aguarde!

10 comentários:

  1. Aguardando as novidades com boas expectativas!
    Já vai lançar o curso reformulado também?

    ResponderExcluir
  2. Vamos que vamos pra cima do mini-índice ###
    Flávioreal.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo conteúdo !! não vamos mas ter as análises Diárias ?
    Wallace

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wallace, estou sem tempo disponível para as análises diárias.

      Excluir
  4. Isso mesmo, pra cima do mini índice é dólar.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo, então o curso também sofrerá uma reformulação?
    Roger

    ResponderExcluir
  6. Ansioso para conhecer a nova proposta.

    ResponderExcluir
  7. Que texto excepcional , Mestre! fico em duvida, agora! Devo continuar desvendado as pastagens antigas? já que daqui pra frente começa uma nova era? porém daqui pra frente, logo logo, há uma descontinuidade das pastagens. O senhor voltará a postar mais? Espero que sim! um abraço
    Locust

    ResponderExcluir