15/12/2014

Chuvas de Verão

O verão se aproxima, e além do aumento da temperatura também vem a chuva. Geralmente no final da tarde o céu começa a encher de nuvens escuras, anoitece precocemente, e então temos a certeza de que vem uma "pancada", ou seja, uma chuva pesada mas breve. Apesar da brevidade o estrago é grande, pois embora anunciada (não é surpresa para ninguém), a cidade não está preparada para este evento pouco frequente na maior parte do ano; a consequência é o caos.

No Ichimoku utilizamos a metáfora da chuva para descrever a tendência de baixa, pois nesta situação o preço está abaixo da nuvem, e portanto "sujeito a chuvas e trovoadas". O movimento baixista também pode ter as características de uma chuva de verão, ou seja, uma queda forte e rápida, mas precisamos ficar atentos para transformar esta "chuva" em uma grande oportunidade.

Os 2 últimos pregões apresentaram o padrão "chuvas de verão", mas observe que os "setups" de entrada e saída foram diferentes em cada pregão. A habilidade para operar diferentes "setups" exige muita prática e principalmente a "mente aberta". Para obter melhores resultados é preciso "enxergar o todo", entender as especificidades de cada situação, e principalmente "ter a liberdade" (e responsabilidade) para não seguir regras rígidas e inflexíveis.


Declaração do Analista de Valores Mobiliários
Nos termos do art. 17 da ICVM 483, Eduardo Matsura, responsável pela elaboração deste relatório, declara que as recomendações contidas neste refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônomaAviso As indicações de compra ou venda são o resultado de uma avaliação subjetiva. O investidor deve tomar as suas próprias decisões de acordo com o seu perfil de risco e assumir toda a responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário