No "trading" é fundamental ter paciência, e nas mais diversas situações. Se esperou muito por uma oportunidade de entrada, talvez seja igualmente ou até mais importante ter paciência para definir o momento da saída da operação. Se perdeu o "timing" de entrada no início da tendência, então espere, pode surgir uma nova oportunidade. O pregão de hoje foi um excelente exemplo de que o "trading" é entre outras tantas coisas, um jogo de paciência!
Tenha em mente que não é todo pregão que apresenta uma forte tendência e a oportunidade de um ganho elevado. Mas é preciso resistir às tentações! Especialmente quando o mercado opera a favor da sua posição. Neste caso pode parecer mais fácil tomar uma decisão, mas não é. O "medo de devolver os lucros" é constante; só faz aumentar a tentação de realizar precipitadamente o lucro e ignorar o gráfico que sinaliza a continuidade da tendência. Sair da posição neste contexto não é racional, mas é humano! O trader precisa ter consciência deste viés, e praticar a difícil arte da espera. Mas não exagere, não vá perder o "timing". Siga a recomendação de Saramago: "Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo!".
Nos termos do art. 17 da ICVM 483, Eduardo Matsura, responsável pela elaboração deste relatório, declara que as recomendações contidas neste refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma. Aviso As indicações de compra ou venda são o resultado de uma avaliação subjetiva. O investidor deve tomar as suas próprias decisões de acordo com o seu perfil de risco e assumir toda a responsabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário