05/12/2014

Samba do Crioulo Doido

Nuvens pequenas e horizontais são referências de equilíbrio muito frágeis e sinalizam um mercado sem direção; o "ziguezague" acima e abaixo da nuvem é frequente, pois não há continuidade da tendência. Neste cenário o trader deve ser mais cauteloso e evitar um posicionamento precipitado; só deve se posicionar na ocorrência de um setup ideal (com a convergência e a redundância de todos os sinais Ichimoku) e de pequeno risco. 

Logo após a abertura da Bovespa o índice cruzou a nuvem diversas vezes; a área de equilíbrio representada pela nuvem (estreita e frágil) foi completamente ignorada. Mais tarde, por volta das 11:30 horas, a divulgação dos dados sobre o mercado de trabalho nos EUA ("payroll") teve grande repercussão no índice; no intervalo de 5 minutos houve uma variação de 800 pontos. Este é um padrão recorrente em anúncios importantes; a volatilidade pode ficar absurda e o movimento do preço sem lógica nenhuma, como o "samba do crioulo doido!".

Você não tem vantagem nenhuma em operar nestas condições; é uma verdadeira loteria, se acertar pode ganhar muito, mas se errar o prejuízo será enorme (e não desafie a lei de Murphy!). O melhor é ser paciente e não entrar neste jogo. Afinal, depois da tempestade vem a bonança e a volta de oportunidades com mais chances de sucesso. É o caso do sinal de compra observado por volta das 14:30 horas (veja o gráfico abaixo); todos os elementos do Ichimoku sinalizaram potencial movimento de alta, com risco limitado e bem definido. "Deu samba, e dos bons!"

Declaração do Analista de Valores Mobiliários
Nos termos do art. 17 da ICVM 483, Eduardo Matsura, responsável pela elaboração deste relatório, declara que as recomendações contidas neste refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônoma.Aviso As indicações de compra ou venda são o resultado de uma avaliação subjetiva. O investidor deve tomar as suas próprias decisões de acordo com o seu perfil de risco e assumir toda a responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário