21/01/2015

Não tenha medo de devolver os lucros

O prêmio Nobel de Economia Daniel Kahneman (na verdade ele é psicólogo) escreveu um livro indispensável para o "trader", e especialmente para o "daytrader". O autor expõe de forma muito didática as suas descobertas (baseadas em experiências práticas controladas) sobre o comportamento humano nas situações de tomada de decisão sob incerteza. Ele descobriu diversos vieses comportamentais, a maioria deles desconhecidos pela nossa própria consciência. Estar ciente destes vieses comportamentais é o primeiro passo para desenvolver um comportamento mais racional nas nossas decisões de "trading". Pretendo explorar este assunto nos próximos posts, mas não deixe de ler o livro!

Segundo Kahneman existem 2 processos ou formas de pensar. O primeiro (denominado sistema 1) é intuitivo, confortável e rápido; o segundo (sistema 2) é deliberado, exige esforço e é lento. Em todo processo de decisão prevalece inicialmente o sistema 1, e no caso de dificuldades de decisão entra em ação o sistema 2. O sistema 1 tem muitos vieses, e é aí que "mora o perigo". Um dos vieses mais conhecidos está relacionado com o nosso comportamento em relação a perdas e ganhos e é conhecido como "Teoria da Prospecção". 

Os dois últimos pregões ilustram a aplicação da teoria nas situações de ganho. Temos a tendência de "realizar os lucros" cedo demais. É o sentimento do medo, a aversão ao risco e a frustração de "devolver os lucros", mesmo quando ainda temos a probabilidade a nosso favor. É o "efeito certeza", vale mais "um passarinho na mão do que dois voando". Este tipo de comportamento impede de aproveitar as grandes oportunidades e obter ganhos expressivos nos movimentos de tendência prolongados, como podemos observar nos gráficos abaixo. 


Declaração do Analista de Valores Mobiliários
Nos termos do art. 17 da ICVM 483, Eduardo Matsura, responsável pela elaboração deste relatório, declara que as recomendações contidas neste refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônomaAviso As indicações de compra ou venda são o resultado de uma avaliação subjetiva. O investidor deve tomar as suas próprias decisões de acordo com o seu perfil de risco e assumir toda a responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário