13/09/2021

Escrever é bom! Espero que você goste!


A minha primeira máquina de escrever foi essa aí, igualzinha a da foto. "Herdei" do meu pai, não sou tão velho assim! Nunca frequentei uma "escola de datilografia", elas existiam na época e era pré-requisito para obter emprego! Ainda "cato milho" no teclado do computador. Com esta dificuldade (e morosidade) comecei a escrever este blog em maio de 2013 (alguns posts ainda não perderam a validade!). Porém, no decorrer do tempo abandonei o hábito de escrever e passei a gravar vídeos no canal YouTube. O vídeo é mais dinâmico (talvez menos no meu caso) e provavelmente mais eficaz para acelerar o aprendizado. Por outro lado, a leitura atenta de um texto pode organizar melhor as ideias, estimular o pensar. Na realidade, acredito que o texto e o vídeo são processos complementares de aprendizado. É com esta premissa que tentarei publicar semanalmente (preciso readquirir o hábito) um texto que complemente os vídeos do YouTube (e vice-versa). Espero que seja do seu agrado!

Comecei a utilizar o Ichimoku em meados de 2012. No decorrer destes quase 10 anos de estudo e prática, ocorreram mudanças gradativas na forma de operar, mas os fundamentos não mudaram, pelo contrário se fortaleceram. O método ficou mais simples (agora só utilizo o gráfico de 2 minutos), e as ferramentas (Expert Advisor na plataforma MetaTrader5) ficaram mais sofisticadas (o primeiro simulador foi programado no Excel). O gráfico Ichimoku me pareceu complicado no início, mas com a prática comecei a tomar decisões rapidamente, com "um único olhar", significado da palavra Ichimoku. A prática demanda tempo, disciplina e esforço; neste processo de aprendizado (simulado e real) as ferramentas fazem a diferença. Mais detalhes sobre o método e as ferramentas estão disponíveis nos vídeos do YouTube.

Nada como aprender diretamente com o "mestre mercado". Todos os dias o gráfico apresenta oportunidades que um método bem definido pode explorar. As ferramentas Ichimoku monitoram e alertam automaticamente o gráfico em tempo real (idem no simulador). Porém há muitos alertas falsos em um pregão e só a prática vai dizer quando "fazer a aposta". Toda aposta pode dar errada e para isto existe um sistema de gerenciamento de risco que limita o risco e define o número de contratos por operação. A aplicação consistente do método pode ser conferida nos vídeos (Mini-Índice e Mini-Dólar) publicados semanalmente no YouTube. Cada vídeo contém a simulação dos pregões da semana com as respectivas operações. A partir desta semana publico neste blog, uma análise que irá complementar o conteúdo dos vídeos. É uma opção para entender melhor os vídeos, mesmo que você não seja aluno do nosso treinamento.

 

   Destaque Mini-Índice (veja o vídeo com todos os pregões da semana) 


O Índice permanece com viés baixista. Nos 4 pregões desta semana, apenas 3 das 13 operações foram de compra. O pregão de segunda-feira foi fraco pois ocorreu durante um feriado prolongado no Brasil e também feriado em NY. O pós-feriado foi fortemente vendedor com exceção de um "soluço" comprador no pregão de quinta-feira, que não gerou compra em função do alto risco. No pregão da quarta-feira, 8 de setembro (gráfico acima), o alerta de agressão na abertura da Bovespa (10:00) gerou a primeira venda. Após um retorno à área de equilíbrio e estreitamento das médias Tenkan e Kijun, surgiu um novo alerta de agressão (11:10) e uma nova venda. O fundamental nestas 2 operações foi manter a operação até uma sinalização de exaustão do movimento.

 

   Destaque Mini-Dólar (veja o vídeo com todos os pregões da semana) 



O Dólar costuma ter uma forte correlação inversa em relação ao Índice, pelo menos nos grandes movimentos de tendência. Portanto o viés atual é altista. Das 12 operações da semana apenas 4 foram de venda. O destaque também foi o pregão de quarta-feira, 8 de setembro. O gráfico acima registra um alerta de agressão compradora às 10:02, um candle "atrasado" em relação ao Índice. Porém, no candle das 10:56 (na realidade no final do intervalo de 2 minutos, ou seja às 10:58) novo alerta de agressão (desta vez antes do Índice) rompeu a resistência bem definida pelos topos anteriores. A média Tenkan sustentou (é a principal referência de suporte em movimento de alta forte e consistente) a operação de compra por quase uma hora e meia. O seu rompimento sinalizou a saída com ganho de 62,5 pontos! 


Boa semana! Bons negócios!





Um comentário:

  1. Mestre, sobre a primeira operação no mini-índice às 10h, essa venda não seria um pouco perigosa? O candle é o da abertura da bolsa, momento de muita volatilidade e chances de tomar violinada do mercado. A Chikou no momento devia ainda estar acima do preço e a tenkan e kijun não haviam cruzado. Não teria sido mais "técnico" no candle de agressão das 10:06?

    ResponderExcluir