20/09/2021

Um sobe, outro desce

 

Utilizo um método para operar daytrade que explora a correlação inversa entre o Índice e o Dólar. Se o Índice sobe, o Dólar desce, e vice-versa. É claro que existem exceções, mas é muito frequente especialmente nos períodos de tendência forte e consistente. Neste contexto, se você está comprado no Índice e o Dólar continuar o seu movimento baixista, você tem mais um motivo para manter a sua posição compradora. Porém se o Dólar começar a subir, você deve ficar alerta para sair da sua posição comprada no Índice.

Utilizo um "layout" composto de apenas dois gráficos: Mini-Índice e Mini-Dólar ("timeframe" de 2 minutos). Desta forma facilita bastante observar o movimento com correlação inversa entre estes dois ativos. Porém para iniciantes, recomendo começar a operar apenas o Mini-Índice (é menos alavancado); o gráfico do Dólar deve ser utilizado apenas como suporte às suas operações no Índice. Porém com a prática opere também o Dólar. No geral você dobra as oportunidades, o que é importante nos períodos em que apenas um dos dois ativos apresenta tendência.

Os pregões da sexta-feira (veja os gráficos abaixo) são excelentes exemplos da correlação Índice/Dólar. Observe que o horário de entrada das operações (e às vezes também o horário de saída) coincidem. Qual ativo devo operar nesta situação? Escolha o ativo que apresentar a melhor relação retorno/risco (vamos aprofundar este tema em uma próxima oportunidade). Evite operar os dois ativos ao mesmo tempo!

Boa semana! Bons negócios!

 

   Mini-Índice - pregão de sexta-feira, 17 de setembro (veja o vídeo com todos os pregões da semana) 


TRADE 1 - Vendido (09:28) no Candle de Agressão em área de resistência definida pela nuvem secundária (intervalo entre as médias Tenkan e Kijun) e topos anteriores. Saída (09:42) no provável Candle de Exaustão (período pré-abertura da Bovespa);ganho de 370 pontos.
TRADE 2 - Vendido (10:14) no Candle de Agressão que rompeu o suporte definido pelo fundo anterior e convergência das médias Tenkan e Kijun. Saída (10:34) no provável Candle de Exaustão (divergência das médias); ganho de 535 pontos.
TRADE 3 - Vendido (10:52) no Candle de Agressão que rompeu o suporte definido pelos fundos anteriores e topos descendentes. Saída (11:20) no rompimento da resistência definida pela média Tenkan (Candle de Agressão Compradora); ganho de 195 pontos.


   Mini-Dólar - pregão de sexta-feira, 17 de setembro (veja o vídeo com todos os pregões da semana) 


TRADE 1 - Comprado (09:28) no Candle de Agressão que rompeu a resistência definida pela nuvem (observe que a linha Chikou também rompeu a nuvem). Saída (09:42) no provável Candle de Exaustão (divergência das médias);ganho de 15,5 pontos.
TRADE 2 - Comprado (10:14) após Candle de Agressão no suporte definido pelos fundos anteriores. Observe também o rompimento da linha de topos descendentes. Saída (10:56) no provável Candle de Exaustão (divergência das médias); ganho de 39,5 pontos.



2 comentários:

  1. Poxa, vida! eu deveria ter vindo aqui antes! Gostei disso! Fui seu aluno no curso e acho que não dei a devida atenção no material. Agora, estou voltando. Vou devorar o seu blog! É assim que o gafanhoto faz não é? rsrs

    young grasshopper

    ResponderExcluir
  2. quando o senhor fala (divergência das medias) quer dizer que o preço rompeu a tenkan e depois fez uma exaustão? TRADE 1 WDO

    young grasshopper

    ResponderExcluir