13/01/2015

A pedra no topo da montanha

A Análise Técnica tem entre os seus principais fundamentos o conceito de "momentum". O primeiro contato formal com a idéia de "momentum" geralmente acontece nas aulas de física do colégio, mas o conceito é bastante intuitivo e pode ser observado e experimentado no nosso dia-a-dia. A força da gravidade talvez seja o exemplo mais conhecido. Todos nós sabemos que uma "grande" pedra no topo de uma montanha tem uma força potencial muito maior que uma pequena pedra no pé da montanha. Sim, o "momentum" está associado à velocidade do movimento de um corpo, mas também ao potencial deste movimento.

Nos gráficos o conceito de "momentum" pode ser observado de diversas formas. Quando a média curta cruza a longa para cima significa que os preços mais recentes estão subindo; quanto maior a inclinação da média, maior a velocidade ou a aceleração do preço. Um forte candle de alta ou de baixa, um "marubozu", também é uma sinalização de força. O rompimento de um suporte ou de uma resistência é outro exemplo clássico de "momentum". 

O "momentum" é uma sinalização de entrada em uma operação; a perspectiva de um forte movimento do preço fica mais provável. Já a diminuição ou "zeração do momentum" ("a pedra no pé da montanha") é uma indicação de saída da operação. Nas operações de "daytrade" o "timing" é fundamental, avaliar corretamente o "momentum" do preço pode ser decisivo. No pregão de hoje tinha uma pedra no topo da montanha...

Declaração do Analista de Valores Mobiliários
Nos termos do art. 17 da ICVM 483, Eduardo Matsura, responsável pela elaboração deste relatório, declara que as recomendações contidas neste refletem exclusivamente suas opiniões pessoais sobre a companhia e seus valores mobiliários e foram elaboradas de forma independente e autônomaAviso As indicações de compra ou venda são o resultado de uma avaliação subjetiva. O investidor deve tomar as suas próprias decisões de acordo com o seu perfil de risco e assumir toda a responsabilidade.

Um comentário: